São considerados pragas os animais que em diferentes situações possam gerar: doenças, ameaças à saúde, bem estar e prejuizo econômico.
Conheça algumas mais comuns:

Aranhas

São encontradas sobre o solo e em árvores. Existem também as que constroem teias nos cantos das paredes. Algumas espécies, felizmente, a minoria, são capazes de provocar sérios riscos a saúde humana, causando desde um leve desconforto até lesões mais serias, podendo inclusive levar a óbito.

Escorpiões

As espécies mais perigosas são o escorpião amarelo e o escorpião preto. O escorpião amarelo é o mais venenoso e mais frequentemente encontrado na região Sudeste, Paraná, Bahia e sul de Goiás. Já o escorpião preto é encontrado da Bahia ao norte da Argentina, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Baratas

Além do aspecto repugnante do seu corpo, carregam e espalham organismos patogênicos como bactérias (salmonelas), vírus e protozoários responsáveis por doenças tais como cólera, difteria, diarreia, toxoplasmose, intoxicação alimentar, infecções respiratórias entre outras.

Formigas

Causam transtorno e presença de formigas no interior de residências, sendo que algumas espécies prejudicam seriamente a agricultura, estabelecimentos comerciais e principalmente hospitais, onde são agentes importantes na transmissão de infecção hospitalar.

Moscas

As moscas são atraídas por inúmeros motivos, trazendo desconforto a família e podendo transmitir doenças. Podem ser encontradas pousadas no chão, paredes, tetos, folhas de plantas e a noite repousando sobre fios elétricos e arames.

Mosquitos

Pernilongos, muriçocas, borrachudos e piuns como também são conhecidos caracterizam-se por suas asas e pernas longas. São transmissores de uma serie de doenças graves como malária, dengue, leishimaniose, filarose, febre amarela, etc…

Pulgas

São transmissores de várias doenças para seres humanos e animais, suas picadas ocasionam dermatites causando grande incomodo para convivência nas áreas infestadas.

Ratos

Os ratos são encontrados telhado no sótão, em meio aos entulhos e caixas de papelão ou madeira; no porão, principalmente se estiverem com muitos objetos antigos e entulhos; Dentro de casa, em diversos cômodos e debaixo ou dentro de eletrodomésticos e móveis; Dentro dos ralos, bueiros e no esgoto. São transmissores de muitas doenças e as mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. Nas propriedades rurais, eles são temidos porque, além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal.